Cânceres Cutâneos

O câncer de pele é o tumor maligno mais frequente no mundo e a incidência só vem aumentando, porém, com tratamento adequado, a taxa de mortalidade relacionada a este câncer, excluindo os melanomas cutâneos, é a mais baixa.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento do câncer de pele são: exposição solar prolongada, pele clara, idade maior que 40 anos, doenças de pele prévias, queimaduras.

A maioria dos tumores de pele, aproximadamente 80%, aparecem na região da face e pescoço, que são as áreas do nosso corpo mais expostas. Com isto, o tratamento tardio das lesões podem provocar sequelas estéticas e funcionais mais aparentes.

O grande vilão dos cânceres de pele é o melanoma cutâneo. Seu tratamento depende do diagnóstico precoce, pois a cura nos casos avançados é muito difícil, além de possuir alto risco de metástase para outros orgãos.

Lesões escuras, irregulares, com crescimento e tamanho maior que 6 milímetros devem sempre ser acompanhados pela cirurgião plástico ou dermatologista.

Com tudo isso, a melhor forma de proteger-se contra o câncer de pele é usar um filtro solar adequado, evitar exposição solar prolongada e acompanhamento médico regular para aquelas pessoas com fatores de risco.

Dr. Vinicius Maykeh, cirurgia plástica
SOROCABA - SP
atendimento@ccps.com.br
SÃO PAULO - SP