Skip links

Mamoplastia de Aumento

Mamopalstia de aumento

A mamoplastia de aumento (inclusão de implantes mamários de silicone) é a cirurgia indicada para as pacientes que apresentam as mamas pequenas e estão insatisfeita com o tamanho das mesmas.

É uma das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo e tem como finalidade: aumentar o tamanho e a projeção das mamas. Dessa maneira, atinge-se um melhor equilíbrio estético corporal, trazendo um ganho importante em autoestima e autoconfiança. Trata-se de um procedimento de baixo risco que necessita ser realizado por um profissional experiente e capacitado.

O que é mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é a cirurgia que visa o aumento do volume das mamas utilizando implantes mamários de silicone e apresenta as seguintes indicações:

  • Mamas pequenas (hipomastia)
  • Assimetria mamária em mamas pequenas
  • Perda do volume após a amamentação

Deve-se sempre salientar que a mamoplastia de aumento não corrige a flacidez mamária, portanto não está indicada em pacientes que apresentam ptose mamária (mamas caídas ou flácidas)

Como é feita a cirurgia de implante de silicone?

A mamoplastia de aumento é realizada através de uma pequena incisão na pele que pode ser localizada nas seguintes regiões: sulco infra-mamário (sulco da região inferior das mamas), região areolar (mais comumente na transição inferior da aréola com a pele) ou na axila. Cada uma dessas localizações tem seus prós e contras e deve ser discutido com a paciente no momento da consulta médica.

A partir dessas incisões na pele o cirurgião plástico será capaz de desenvolver uma loja para colocação do implante mamário (prótese de silicone), sendo que essa loja poderá ser confeccionada nas seguintes posições: subglandular (entra a glândula mamária e o músculo peitoral maior), retropeitoral (posterior ao músculo peitoral maior), dual plane (região superior do implante posterior ao músculo e a região inferior posterior a glândula mamaria) entre outras variações que existem hoje em dia. A decisão da localização do implante mamário depende de diversos fatores como por exemplo biotipo da paciente, quantidade de tecido mamário existente, estilo de vida da paciente entre outros fatores que serão analisados durante a consulta médica.

Quais os tipos de implantes mamários?

Os implantes mamários existentes hoje são divididos de acordo com o formato (basicamente próteses redondas e anatômicas) e também de acordo com a superfície que os recobre (próteses lisas ou texturizadas).

Conheça agora alguns tipos de próteses mamárias relacionadas ao formato:

Prótese redonda 

Esse tipo de prótese proporciona aumento do volume das mamas, preenchendo de forma igual todo o espaço mamário. É o formato mais utilizado nos dias de hoje promovendo um bom preenchimento da parte superior das mamas.

Prótese anatômica

Esse tipo de prótese simula o formato natural das mamas, uma vez que possui maior quantidade de silicone na parte de inferior, produzindo um formato semelhante a uma gota. Ela é indicada para pacientes que buscam aumentar as mamas sem perder a naturalidade e também é muito utilizado nos casos de reconstrução mamária

Quais os cuidados com o pré-operatório da mamoplastia de aumento?

Antes de realizar a cirurgia alguns cuidados precisam ser tomados. O cirurgião plástico irá elaborar um prontuário completo com o estado de saúde da paciente e solicitará todos os exames necessários para uma avaliação pré-operatória completa. Dentre esses exames, vale ressaltar a importância da ultrassonografia mamária e da mamografia, que são realizados para descartar alterações mamárias que impeçam ou devam ser tratadas antes da cirurgia proposta.

Quais os cuidados com pós-operatório da mamoplastia de aumento?

Após a cirurgia é fundamental seguir as recomendações do seu cirurgião plástico.

– Não realizar atividades físicas nos primeiros 30 dias

– Dormir com as costas no colchão (barriga para cima) nos primeiros 30 dias

– Não dirigir por 15 dias

– Utilizar o sutiã cirúrgico por 30 dias

Após os primeiros 30 dias, as atividades físicas serão liberadas aos poucos durante as consultas médicas do pós-operatório, sendo que após o terceiro mês não existe mais nenhum tipo de restrição.

Em relação ao curativo, uma cola cirúrgica é utilizada no final da cirurgia o que proporciona a paciente maior conforto, podendo tomar banho já no primeiro dia de pós-operatório e sem a necessidade de mexer no curativo nos primeiros 07 dias.

Quais são os riscos da mamoplastia de aumento?

Mesmo sendo uma cirurgia simples, a mamoplastia é um procedimento cirúrgico como qualquer outro e pode apresentar, mesmo que baixos, alguns riscos como:

  • Cicatrizes inestéticas
  • Infecções

  Sangramentos

  • Redução da sensibilidade temporária ou permanente da mama ou mamilo
  • Trombose e tromboembolismo pulmonar

Qual é a diferença entre mamoplastia de aumento e mastopexia?

A principal diferença entre mamoplastia de aumento e mastopexia é: flacidez de pele existente nas mamas. A mamoplastia de aumento consiste no uso de implantes de silicone para aumentar o volume das mamas, no entanto, esse procedimento cirúrgico não resolve o problema de ptose das mamas (flacidez).

Já a mastopexia é indicada para corrigir a flacidez das mamas. É o procedimento cirúrgico em que a aréola e o tecido mamário são reposicionados e a pele em excesso é ressecada.

Pacientes que apresentam mamas pequenas e flácidas são candidatas a cirurgia denominada mastopexia com inclusão de implantes mamários, ou seja, associação desses dois procedimentos cirúrgicos.

Ambos os procedimentos, ou a associação deles, são indicados para restaurar a forma das mamas, manter o equilíbrio do corpo e proporcionar um colo feminino harmonioso.

Fontes:

Clínica de Cirurgia Plástica – Dr. Vinícius Maykeh

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Últimos Posts

Fale conosco pelo WhatsApp