Skip links

Tratamento de queimados

Tratamento queimados e sequelas de queimaduras

Tratamento de queimados e sequelas de queimaduras. 

As queimaduras são lesões cutâneas causadas pela ação direta ou indireta do calor, sendo as causas mais comuns: chama direta, escaldadura, contato com superfície quente, corrente elétrica e agentes químicos. A seguir, entenda como identificar e tratar os diferentes tipos de queimadura.

Como se define o grau e o tratamento de uma queimadura? 

As queimaduras podem ser classificadas em três graus, sendo necessário um tratamento diferenciado para cada um.

Em queimaduras de primeiro grau, apenas a epiderme é afetada. Nesse caso, é gerada uma reação inflamatória em resposta ao calor excessivo: a lesão queima, fica avermelhada e leva de 5 a 7 dias para epitelizar. Para aliviar o ressecamento ou irritação, recomenda-se aplicar um hidratante.

Existem dois tipos de queimaduras de segundo grau: a superficial e a profunda. Enquanto a primeira atinge apenas a derme papilar (a camada intermediária e mais espessa da pele), a segunda estende-se até a derme reticular, deixando uma pequena quantidade de pele para cicatrização.

Geralmente a queimadura de segundo grau superficial causa bolhas, a pele queimada fica de coloração rósea e a regeneração da pele pode levar de 10 a 14 dias. Já a profunda, tem uma cor esbranquiçada, não produz bolhas, pode deixar cicatrizes, traz consequências sistêmicas à vítima e muitas vezes é necessário realizar a cirurgia de desbridamento (raspagem) e enxerto.

Por fim, as queimaduras de terceiro grau são aquelas que afetam todas as camadas da pele podendo se estender para as camadas mais profundas atingindo gordura,  músculo, periósteo (tecido que envolve o osso) e até mesmo o osso. 

São lesões que necessitam de uma abordagem cirúrgica para que não fiquem com cicatrize e sequelas graves. Nesse caso, sempre vai ser necessário realizar a cirurgia de desbridamento e cobertura a depender do local da queimadura com enxerto ou retalho.

Quais são os tratamentos para sequelas de queimadura?

A produção de cicatrizes inestéticas, hipertróficas, com queloides ou com retração; o desenvolvimento de úlceras crônicas e o agravo da cicatriz ou úlcera são apenas algumas das sequelas de uma queimadura grave.

Entretanto, os enxertos, retalhos e o uso de malhas de compressão, talas e fisioterapia são algumas medidas que podem ajudar a reduzir as sequelas. Além disso, em casos menos graves, os danos estéticos também podem ser amenizados através de ressecções ou redirecionamentos de cicatrizes.

Para isso, procure um profissional capacitado e que consiga te atender da melhor forma possível. Reserve um horário com o dr. Vinícius Maykeh para um tratamento mais adequado para seu caso. Quero Marcar Minha Consulta

 

Últimos Posts

Fale conosco pelo WhatsApp