Skip links

Mastopexia

Mastopexia sem prótese

Com o passar dos anos, assim como todo o nosso corpo, as mamas sofrem algumas alterações, como perda da elasticidade da pele e da sua sustentação, uma vez que o tecido glandular mamário transforma-se em gordura através de um fenômeno chamado lipossubstituição gordurosa das mamas. Tais alterações fazem com que as mamas fiquem mais flácidas, modificando o seu formato, seu posicionamento no tórax e deixando inúmeras mulheres insatisfeitas.
A cirurgia denominada mastopexia, também conhecida como “lifting mamário”, visa reverter essas mudanças que ocorrem nas mamas, devolvendo a sua forma, seu correto posicionamento e a sua firmeza. É uma cirurgia que oferece inúmeras vantagens para a paciente, no entanto é comum que ainda existam dúvidas referentes a ela.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você saiba o que é a mastopexia, como ela é realizada e os procedimentos que envolvem essa cirurgia.

Continue nos acompanhando e saiba mais sobre essa cirurgia plástica.

O que é a mastopexia?

A mastopexia é um tipo de cirurgia plástica que tem como principal objetivo remover a flacidez das mamas. Ela irá reposicionar o complexo aréolo-mamilar (aréola e mamilo) na sua posição correta, utilizará o próprio tecido mamário para remodelar e sustentar as mamas e eliminará o excesso de pele fazendo com que as mamas voltem a ser firmes, em uma posição mais alta, com um contorno melhor e um formato mais harmônico.

Para quem a mastopexia é indicada?

A mastopexia é indicada para aquela mulher que apresente as mamas flácidas e caídas, durante algum momento da vida, e sinta-se incomodada com tal situação.
A depender do desejo da paciente em relação ao volume das mamas, a mastopexia pode ser realizada com ou sem a prótese mamária. Pacientes que estejam satisfeitas com o tamanho das mamas, porém incomodadas com a flacidez e formato são candidatas a realizar a cirurgia denominada mastopexia sem prótese. Por outro lado, a paciente que esteja incomodada com a flacidez, formato e também tenha o desejo de aumentar o volume das mamas deverá realizar a mastopexia com prótese.

Qual a diferença entre o termo mastopexia e o termo mamoplastia?

Mamoplastia é o termo utilizado para denominar qualquer cirurgia plástica da mama. A cirurgia de colocação de prótese de silicone, por exemplo, pode ser chamada de mamoplastia de aumento, a cirurgia de redução mamária de mamoplastia redutora e a mamoplastia para elevação das mamas é denominada mastopexia.
Portanto, a mastopexia é considerada um tipo de mamoplastia.

Como a mastopexia é feita?

Para que a mastopexia seja realizada de forma correta e segura, o cirurgião plástico precisará seguir alguns passos durante o procedimento cirúrgico. Abaixo essas etapas serão resumidas para o melhor entendimento:

• Na internação hospitalar, antes da paciente ser encaminhada a sala cirúrgica, o cirurgião realiza diversas medidas, estima a quantidade de pele que será removida e marca as mamas da paciente com uma caneta específica para marcação da pele
Na sala cirúrgica, a paciente é submetida a anestesia geral para maior conforto e segurança e é acompanhada pelo anestesista durante todo o procedimento cirúrgico
• Com a paciente sob o efeito da anestesia, é realizada a degermação cirúrgica, um anti-séptico é utilizado na região que será operada e os campos estéreis são colocados para proteção;
• O procedimento cirúrgico inicia-se pelas incisões nos locais em que a marcação foi realizada.

 Aqui vale lembrar que, basicamente, existem três padrões comuns de incisão:
– Ao redor da aréola (Periareolar)
– Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama (I)
– Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama (T invertido ou L);
• Após as incisões, o tecido mamário é levantado, remodelado e fixado com pontos de sustentação; a aréola e o mamilo são reposicionados para a posição desejada e o excesso de pele removido para compensar a perda da elasticidade.
• Por fim, as incisões são suturadas por camadas, uma cola cirúrgica é aplicada, um curativo impermeável é utilizado e o sutiã pós-cirúrgico adaptado.

A cirurgia varia de 2 horas e meia à 4 horas a depender da quantidade de pele a ser removida, presença ou ausência de assimetria mamária, se haverá ou não a inclusão de próteses, além de outros fatores.

Como é o pós-operatório deste tipo de cirurgia?

Durante o pós-operatório da mastopexia sem prótese é necessário seguir algumas recomendações médicas para garantir o melhor resultado.
É preciso atentar-se a todos os cuidados, pois eles são importantes para atingir o resultado final mais rápido diminuindo as chances de complicações.

As recomendações são:
– Não realizar atividades físicas nos primeiros 30 dias;
– Dormir com as costas no colchão (barriga para cima) nos primeiros 30 dias;
-Não dirigir por 30 dias;
-Não tomar sol por 90 dias;
– Utilizar o sutiã cirúrgico por 30 dias.

Após os primeiros 30 dias, as atividades físicas serão liberadas aos poucos durante as consultas médicas do pós-operatório, sendo que após o terceiro mês não existe mais nenhum tipo de restrição.

Em relação ao curativo, uma cola cirúrgica e um curativo impermeável são utilizados no final da cirurgia o que proporciona a paciente maior conforto, podendo tomar banho já no primeiro dia de pós-operatório e sem a necessidade de mexer no curativo nos primeiros 07 dias.

Qual o tempo total da recuperação da cirurgia?

Normalmente 15 dias após a cirurgia a paciente consegue voltar a trabalhar respeitando as restrições descritas acima como não dirigir ou não elevar o braço acima dos ombros até o 30º dia.
Após os primeiros 30 dias, as atividades físicas serão liberadas aos poucos durante as consultas médicas do pós-operatório, sendo que após o terceiro mês não existe mais nenhum tipo de restrição.
Mesmo após esse período, é importante que a paciente mantenha o acompanhamento com o cirurgião responsável para que avaliações seriadas sejam feitas até a alta.

Como é a cicatriz da mastopexia sem prótese?

Todo procedimento cirúrgico deixa uma cicatriz, no entanto dentro da cirurgia plástica as cicatrizes são posicionadas de uma maneira que fiquem discretas e o mais escondidas possíveis. Várias técnicas cirúrgicas de mastopexia foram descritas ao longo dos anos, inclusive tentando diminuir a extensão das cicatrizes resultantes.

As cicatrizes normalmente são menores que as cicatrizes da mamoplastia redutora e, entre os tipos mais comuns de cicatrizes, temos a cicatriz em T invertido, em L, em I, ou periareolar (apenas em volta da areola).

Qual a durabilidade da mastopexia sem prótese?

A durabilidade deste tipo de intervenção cirúrgica varia de acordo com o biotipo, as características físicas e o estilo de vida de cada paciente. Fatores como a qualidade da pele, gestação/amamentação, ganhos e perdas de peso no pós-operatório influenciam diretamente no tempo de duração da mastopexia.

Dessa maneira, quanto mais se consegue controlar os fatores que podem ser controlados maior tempo irá durar a mastopexia.

 

Últimos Posts

Fale conosco pelo WhatsApp