Mastopexia com prótese
O que é mastopexia com prótese?
A mastopexia com prótese é um tipo de cirurgia plástica que tem como principais objetivos remover a flacidez e aumentar o tamanho das mamas. Ela irá reposicionar o complexo aréolo-mamilar (aréola e mamilo) na sua posição correta, utilizará um implante mamário (prótese de silicone) para aumentar o tamanho das mamas e eliminará o excesso de pele fazendo com que as mamas voltem a ser firmes, em uma posição mais alta, com um contorno melhor e um formato mais harmônico.
Apesar de ser uma cirurgia com grande procura é muito comum que ainda existam pessoas com dúvidas sobre todo o procedimento.
Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Continue a leitura para que você possa entender melhor sobre a cirurgia de mastopexia com prótese.
Para quem a mastopexia com prótese é indicada?
A mastopexia com prótese é indicada para as pacientes que possuem as mamas flácidas (ptose mamária), pequenas e que tenham o desejo de aumentá-las.
Qual a contra indicação desta cirurgia?
As contra-indicações dessa cirurgia estão relacionadas principalmente ao estado de saúde das pacientes, por isso é de extrema importância passar em consulta com o cirurgião plástico e fazer uma avaliação pré-operatória detalhada (exames laboratoriais, eletrocardiograma, avaliação com o cardiologista e demais avaliações pertinentes a depender de cada caso e idade da paciente), para que a cirurgia seja realizada com segurança e menores riscos possíveis.
Como a cirurgia é feita a mastopexia com prótese?
Para que a mastopexia seja realizada de forma correta e segura, o cirurgião precisará seguir alguns passos durante o procedimento cirúrgico. Abaixo essas etapas serão resumidas para o melhor entendimento:
– Na internação hospitalar, antes da paciente ser encaminhada a sala cirúrgica, o cirurgião realiza algumas medidas e marca as mamas da paciente com uma caneta específica para marcação da pele;
– Na sala cirúrgica, a paciente é submetida a anestesia geral para maior conforto e segurança e é acompanhada pelo anestesista durante todo o procedimento cirúrgico;
– Com a paciente sob o efeito da anestesia, é realizada a degermação cirúrgica, um anti-séptico é utilizado na região que será operada e os campos estéreis são colocados para proteção;
– O procedimento cirúrgico inicia-se pela colocação do implante mamário;
– Após a colocação e posicionamento do implante mamário o cirurgião vai determinar e marcar a quantidade de pele que está flácida e excedente para poder removê-la;
– As incisões iniciam-se nos locais em que a marcação foi realizada. Aqui vale lembrar que, basicamente, existem três padrões comuns de incisão:
– Ao redor da aréola (Periareolar);
– Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama (I);
– Ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama (T invertido ou L).
– Após as incisões, o tecido mamário e a pele em excesso são removidos, as estruturas e tecidos remanescentes são levantados, remodelados e fixados com pontos de sustentação e a aréola e o mamilo são reposicionados para a posição desejada;
– Por fim, as incisões são suturadas por camadas, uma cola cirúrgica é aplicada, um curativo impermeável é utilizado e o sutiã pós-cirúrgico adaptado.
A cirurgia varia de 2 horas e meia à 4 horas a depender da quantidade de pele a ser removida, presença ou ausência de assimetria mamária, além de outros fatores.
Como são as cicatrizes da mastopexia com prótese?
As cicatrizes resultantes vão seguir o tipo de incisão realizada no procedimento cirúrgico. Portanto, a posição da cicatriz deste tipo de cirurgia depende da técnica que será utilizada pelo cirurgião e tal técnica é escolhida de acordo com as características mamárias da paciente.
As cicatrizes variam entre:
• Periareolar: a cicatriz fica localizada ao redor da aréola. Técnica utilizada quando existe uma quantidade pequena de pele para se retirar;
• Periareolar com linha vertical: a cicatriz fica localizada ao redor da aréola e desce em direção ao sulco da mama. Técnica utilizada quando existe uma quantidade moderada de pele para se retirar;
• Periareolar com linha vertical e horizontal: a cicatriz fica localizada ao redor da aréola, verticalmente para baixo da aréola, em direção ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama (T invertido ou L). Técnica utilizada quando existe uma grande quantidade de pele para se retirar.
É normal ficar com cicatrizes aparentes?
Não é normal ficar com as cicatrizes aparentes, durante os anos o próprio organismo remodela a cicatriz da cirurgia e a tendência é que ela fique mais clara, fina e cada vez mais discreta. No entanto, algumas pacientes podem apresentar algum tipo de alteração de cicatrização e evoluir com a cicatriz hipertrófica ou a cicatriz queloide.
Como é a recuperação da mastopexia com prótese?
Os cuidados pós-operatórios de uma mastopexia com prótese são essenciais para que o resultado da cirurgia seja excelente diminuindo as chances da paciente passar por algum tipo de complicação.
As recomendações são:
– Não realizar atividades físicas nos primeiros 30 dias;
– Dormir com as costas no colchão (barriga para cima) nos primeiros 30 dias;
– Não dirigir por 30 dias;
– Não tomar sol por 90 dias;
– Utilizar o sutiã cirúrgico por 30 dias.
Após os primeiros 30 dias, as atividades físicas serão liberadas aos poucos durante as consultas médicas de retorno pós-operatório, sendo que após o terceiro mês não existe mais nenhum tipo de restrição.
Em relação ao curativo, uma cola cirúrgica e um curativo impermeável são utilizados no final da cirurgia o que proporciona a paciente maior conforto, podendo tomar banho já no primeiro dia de pós-operatório e sem a necessidade de mexer no curativo nos primeiros 07 dias.
Quais as principais dúvidas desta cirurgia?
Existem algumas dúvidas que surgem frequentemente entre as mulheres que pensam em realizar a mastopexia com prótese. Veja as principais dela:
A prótese dá sustenção e não deixa a mama cair?
Não. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prótese mamária não garante sustentação das mamas independente do local em que ela é inserida (na frente ou atrás do músculo).
A sustentação e posicionamento das mamas no pós-operatório é determinado por diversos fatores como: flacidez da pele (qualidade da pele da paciente), quantidade de tecido mamário existente, variações de peso no pós-operatório, hábitos realizados no pós-operatório e genética de cada paciente.
Quanto tempo para atingir o resultado final da cirurgia?
O resultado final do procedimento poderá ser visto após os 6 meses de cirurgia sendo que mudanças pequenas ainda podem ocorrer entre 12 e 18 meses após a cirurgia.
Em caso de gravidez, o resultado da mastopexia com prótese é afetado?
Sim, na grande maioria das vezes o resultado da mastopexia com prótese será afetado se a paciente engravidar após o procedimento cirúrgico. Em alguns casos específicos (pacientes com mamas pequenas e pouco tecido mamário) o resultado pode se manter ou ter alterações pequenas após a gestação.
Quais os riscos da mastopexia com prótese?
A mastopexia com prótese é uma cirurgia considerada de baixa complexidade, portanto com risco baixo de complicações maiores e mais sérias.
Entretanto, existem intercorrências que podem acontecer e que são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico como: hematomas, seromas, infecção, deiscência dos pontos, necrose de pele, necrose de aréola e mau posicionamento ou deslocamento das próteses.
Portanto, é preciso atentar-se a todos os cuidados orientados pelo médico no período de pós-operatório, para que as chances de complicações diminuam e para que a paciente obtenha o melhor resultado possível.
Últimos Posts
-
Tratamentos para linfedema setembro 25, 2024
-
Facelift setembro 4, 2024
-
Cirurgia de redução das mamas agosto 6, 2024
-
Linfedema abril 4, 2024
-
Ritidoplastia fevereiro 27, 2024