Reconstrução de Mama
O que é a Reconstrução de Mama?
A reconstrução de mama é uma cirurgia que possibilita a reabilitação física de pacientes que necessitaram retirar o tecido mamário para tratamento de câncer. A cirurgia pode ser realizada de forma imediata (no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia) ou de maneira tardia (com tempo cirúrgico separado) após a mastectomia.
É necessário discutir com o mastologista e o cirurgião plástico no pré-operatório para que as equipes estejam alinhadas e possam planejar o melhor tratamento para cada paciente.
Benefícios da reconstrução mamária
Do diagnóstico ao tratamento do câncer mamário a mulher passa por uma grande carga emocional e a cirurgia possibilita o fortalecimento de sua autoconfiança e preservação de sua feminilidade além de:
- Permitir a simetrização das mamas;
- Descartar a necessidade do uso de próteses externas ou enchimentos;
- Não causar alteração nos futuros acompanhamentos para checagem de recidivas, ou seja, não atrapalhar no diagnóstico ou exames;
- Não atrapalhar o tratamento quimioterápico ou radioterápico e no caso de a doença voltar não acarretar qualquer problema no diagnóstico ou tratamento.
Como fica a mama reconstruída?
Os resultados são muito bons e satisfatórios para as pacientes que passam pelo processo de reconstrução mamária. As cicatrizes cirúrgicas vão ficando cada vez mais discretas ao longo do tempo. Dependendo da indicação médica a reconstrução pode ser realizada imediatamente ou após mastectomia utilizando tecido do próprio corpo ou implantes mamários de silicone. Além da mama, a aréola e o mamilo também passam pelo processo de reconstrução.
Quando fazer a reconstrução de mama?
A grande maioria das mulheres que passaram pela retirada das mamas para tratamento do câncer têm recomendação à reconstrução mamária. A época da cirurgia deverá ser discutida com o mastologista e o cirurgião plástico, que avaliarão o estado de saúde da paciente para tolerar a dimensão da cirurgia.
Quais os tipos de reconstrução de mama?
As reconstruções podem ser realizadas no mesmo dia da retirada da mama ou após. Tudo dependerá da indicação do médico que acompanha a paciente juntamente com o cirurgião plástico.
O tipo de técnica utilizada para dar forma a nova mama poderá ser com prótese de silicone, expansor ou tecidos do próprio corpo.
A restauração levará em conta as funções do organismo as características de cada paciente, a condição que está sendo tratada e os benefícios que podem ser alcançados por meio do procedimento.
A reconstrução mamária não irá interferir no tratamento quimioterápico ou radioterápico que poderá ser necessário.
A cirurgia reconstrutiva é capaz de restaurar a forma, melhorar a aparência mas também, evitar o sofrimento em relação ao corpo.
Como é o pré e pós-operatório?
O preparo precedente a cirurgia requer exames de sangue e eletrocardiograma e demais avaliações que sejam necessárias a fim de identificar possíveis riscos para o paciente.
Pode ser requerido interrupção de medicamentos específicos, cigarro e álcool.
Após a cirurgia é recomendado repouso e evitar movimentações dos braços para não atrapalhar a cicatrização e evitar tensão na região da cirurgia que pode ficar dolorida.
Pode ser colocado um dreno temporariamente sob a pele para evitar acúmulo de líquidos.
Demais cuidados serão passados a paciente de acordo com o tipo de cirurgia que foi submetida, dentre eles: utilizar corretamente os medicamentos, sutiã para garantir a sustentação dos seios, realizar os exercícios indicados pelo fisioterapeuta.
É imprescindível comparecer às consultas marcadas com o cirurgião plástico para avaliar o resultado da cirurgia, sua cicatrização e troca de curativos.
Leia em nosso blog sobre Reconstrução Mamária Imediata.
Últimos Posts
-
Tratamentos para linfedema setembro 25, 2024
-
Facelift setembro 4, 2024
-
Cirurgia de redução das mamas agosto 6, 2024
-
Linfedema abril 4, 2024
-
Ritidoplastia fevereiro 27, 2024